Em um primeiro momento, divórcio pode ser sinônimo de burocracia e lentidão. Porém, muitos casais não sabem que podem se divorciar facilmente se estiverem de acordo com a separação. Saiba como funciona.
Divórcio extrajudicial
O divórcio extrajudicial é um procedimento mais rápido, no qual casais em comum acordo podem se separar amigavelmente. É necessário que o casal, acompanhado de um advogado de Direito Civil, solicite o pedido de divórcio no cartório, munidos dos seguintes documentos:
- Certidão de casamento atualizada;
- Documentos pessoais, como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Relação com a descrição de todos os bens do casal;
- Documentos referentes aos dos bens que serão partilhados, como: CRLV do veículo; matrícula dos imóveis; escritura ou contratos no caso de imóveis, priorizando sempre a matrícula, caso haja. Nota fiscal para bens móveis de valor.
Divórcio na pandemia do novo coronavírus
Nem todos os estados brasileiros dispõem de processo judicial eletrônico. O procedimento a ser adotado depende do local em que a pessoa mora.
É importante saber que o divórcio extrajudicial pode ser feito on-line sob a orientação de um advogado. Durante a pandemia do novo coronavírus, o poder judiciário está funcionando remotamente, seguindo os termos dos Tribunais e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.