Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Medical
dependente químico

Como ajudar um filho com dependência química?

Ter um filho com dependência química é muito triste. Além da dor de ver esta pessoa tão querida se prejudicando continuamente, é necessário que você lide com alguns fatores como mentira, medo constante dele se meter em confusões, etc.

De fato, isto você faz com que sua vida permaneça em frequente estado de vigilância e sempre esperando o novo problema que seu filho, ou filha, dependente químico pode trazer.

Para alguns pais, a maneira mais fácil de terminar com este entrave na paz familiar é brigar e se afastar completamente do filho que sofre de dependência química, mas o que ele mais precisa neste momento é de sua compreensão, apoio e ajuda.

Mas, como ajudar um filho com dependência química?

Saiba que a nossa proposta é exatamente te orientar sobre como ajudar um filho dependente químico para que você possa saber o que fazer nesta fase tão delicada.

Continue com a leitura e confira!

Conheça mais sobre as consequências da dependência química

Este é um dos pontos principais – conhecer e se aprofundar mais neste assunto sobre dependência química.

Imagine que um professor tenha que ensinar matemática, mas ele não sabe nada sobre esta matéria… Como ele terá capacidade de fazer com que seus alunos aprendam?

Assim, é muito importante que você obtenha mais conhecimento sobre dependência química, vez que sua ajuda será mais eficaz quando você conhecer sobre as substâncias químicas e seus efeitos.

Reconheça o vício como um grave problema

Não adianta você fazer de conta que não está percebendo nada e tampouco esperar que seu filho por si próprio determine, a qualquer instante, parar de usar drogas e ao fim ele estará curado e a paz irá reinar na família novamente.

Fazer de conta que nada está ocorrendo com seu filho faz com que surjam cada vez mais acusações ao invés de compreensão, amor e ajuda.

Esperar que ele mesmo em algum momento pare de fazer uso de substâncias químicas e que, assim, ainda vai chegar o dia em que ele ficará curado é uma forma de deixar com que ele vá se matando aos poucos.

Então, reconheça o vício como sendo um grave problema!

Tal reconhecimento se faz extremamente necessário para que você possa entender seu filho e despender todos os seus esforços para ajudá-lo.

Converse com seu filho. Não tenha uma postura agressiva!

Outro passo para ajudar seu filho com dependência química é conversar com ele, identificar o real motivo da busca pelas drogas. Geralmente esta causa é uma determinada situação que aflige o usuário.

 A princípio ele poderá negar que esteja fazendo uso de alguma sustância química.

Porém, caso isto aconteça, você pode observar alguns sinais de dependência química mais comuns em quem possui estes tipos de vícios:

  • Mudanças de comportamento.
  • Olhos avermelhados, etc.

Esta sua conversa com seu filho deve ser dotada de bastante equilíbrio e amor de sua parte. Não será um diálogo fácil, mas você tem que colocar “as cartas na mesa” e abrir o jogo com ele (ou ela)!

E, quando o grau de dependência química já se encontra bastante elevado um diálogo com seu filho se torna ainda mais essencial. É preciso conversar sobre um assunto tão delicado como este para que você saiba a causa do problema antes de tratá-lo.

Não seja codependente com o vício de seu filho

Sabe o que significa ser codepente com o vício? Às vezes você pode estar sendo até mesmo sem perceber!

A codependência ocorre quando você colabora com o vício do dependente químico. Esta colaboração se refere a, por exemplo:

  • Você ou algum de seu familiar paga as dívidas do viciado.
  • Dá dinheiro para ele, que de uma forma ou de outra estará sendo utilizado para gastar com substâncias químicas.
  • Paga fiança para retirá-lo da prisão o mais rápido possível.

Estes tipos de atitudes podem solucionar os problemas rapidamente, porém não vão retirar seu filho do vício. E é exatamente resgatá-lo do mundo das drogas que você deseja; não é mesmo?

É certo que, um filho dependente químico tem dificuldades para lidar com frustrações e limites. Mas, você precisa ter firmeza sem ser rude e tratá-lo como muito amor.

Convença seu filho a obter ajuda

Como ajudar um filho com dependência química?

Bom. Depois que você identificar os sinais de dependência química e suas consequências através destas orientações mencionadas anteriormente, chega o momento de você mostrar ao seu filho a realidade da situação – você deve convencê-lo a obter ajuda!

Na maioria dos casos é preciso forçar (internação compulsória) o usuário a aceitar um tratamento para reabilitação principalmente quando se trata de dependentes químicos que trazem risco de vida para si e terceiros.

O objetivo de todo este esforço é afastar seu filho das drogas, fazer com ele saia deste mundo de dor e sofrimento, ajudá-lo a não se sentir sozinho e mostrar que ele pode contar com você sempre que necessário.

  • Sugira a ele um programa de reabilitação de drogas.
  • Entre contato com algumas clínicas de reabilitação para saber mais sobre seus serviços, nós oferecemos o serviço de resgate de dependente químico.
  • Não deixe de fazer perguntas específicas sobre como eles lidam com recaídas de um dependente químico e quais são suas programações diárias.

Caso seu filho não necessite de uma intervenção (resgate voluntário) ajude-o a pesquisar sobre a dependência química, que consequências ela pode trazer e quais os planos de tratamento recomendado especificamente para sua situação.

A internação de um filho dependente químico é garantia de sucesso da reabilitação?

Seja a internação voluntária ou involuntária, elas não garantem que seu filho dependente químico nunca mais tenha recaídas.

A internação é uma forma de tratamento que o médico especializado poderá indicar e as probabilidades de sucesso são maiores quando seu filho aceita bem este tratamento.

Portanto, ajudar um filho com dependência química é um enorme desafio, mas que reduz bastante o sofrimento dele bem como o de seus entes. Fazer parte de um grupo de familiares de usuários é um bom caminho para você encontrar forças e pensar em estratégias mais adequadas e eficientes para lidar com esta situação.

Envolva-se. Busque auxílio profissional. Nunca desista de ajudar seu filho. E se precisar de remoção de dependentes químicos, entre em contato!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *